quarta-feira, 4 de junho de 2008

Desde criança ele arranca aplausos da multidão

No circo o domador consegue aproximar as pessoas dos animais, mostrando ao público ainteligência e a destreza dos bichos. É com muito entusiasmo que Luis Carlos Miller domador mais de 20 anos fala de sua profissão. “Tem que começar desde pequeno, acompanhando um domador profissional”, ressalta Miller.

Foto Ana Carolina


Miller lembra que o primeiro animal domado por ele, ainda quando criança, foi uma leoa. E revela que uma das principais técnicas é gostar e respeitar o animal. Hoje ele trabalha no circo Bremer. Atualmente instalado em São José, SC. Cerca de 20 animais vivem nesse circo, sete deles são tigres. O domador diz que apenas ele entra na jaula para tratar dos tigres. “O tigre é um animal fascinante de trabalhar”, destaca.



Foto Maryna Bittencourt


O tigre é um animal bem atento, já o leão é muito preguiçoso, compara o domador. “O segredo é nunca dar as costas para o tigre, ele é muito esperto”, alerta. A vida útil dele no picadeiro é de sete anos e a média de vida no cativeiro é de 20 a 25 anos.



Foto Maryna Bittencourt

Os tigres são alimentados diariamente com 8kg de carne. Miller calcula que o custo da alimentação dos animais para o circo é de R$1.000 a R$1.500, semanalmente.

Os animais do circo

A mais velha entre os animais é um tigre fêmea de 15 anos. Ela não se apresenta mais, apenas viaja acompanhando o circo, de acordo com Miller ela é muito apegada a uma outra tigre fêmea.

Já a mais nova é também uma tigre fêmea, ela tem apenas um ano. Quando nasceu foi abandonada pela mãe, mas adotada e amamentada por uma cadela vira-lata.


Hoje a mãe tem medo de sua filha adotiva de 1 ano
Foto Ana Carolina

Mais um filhote está sendo esperado no circo Bremer. Dessa vez é de um camelo fêmea. A expectativa é que nasça nesse mês.

Casal de camelos
Foto Maryna Bittencourt

O circo abriga os animais que já não tem mais condições de se apresentar ou viajar em um santuário em uma fazenda no Rio Grande do Sul, criado pelos próprios integrantes do Bremer. E quando o animal não se adapta ao palco é doado para um zoológico.

2 comentários:

Renata Cavalheiro disse...

QUE irado..
eu fiz matéria no circo também viuu?
hehe
beijos

Nicolle Zilli disse...

Que show Carol!
Também estive lá para fazer matéria do meu blog que vou postar amanhã ;)
Te adicionei, não sabia que o seu também era de animais,legal =)
bjã0